Think outside the cross..!

Que tal de segunda? – perguntou-me o Joaquim directamente da janela de chat do facebook.

É segunda? – perguntei enquanto fazia um esforço mental para localizar a minha pessoa no tempo.

Nesta profissão não há dias de semana nem fim-de-semana. Todo o sistema normal de calendário e dias de semana foi substituido por um “roster” – uma tabela quadriculada que me é fornecida todos os meses, com a indicação para onde, como e a que horas vou viajar. Os dias do meu mês têm cores agora.. azul significa que estou a voar.. rosa significa um dia de folga.. quando está verde pode significar várias coisas.. um dia de descanso, uma alteração para breve, um appointment com o nosso manager ou para fazer algum documento. Se o número da viagem começar por um 6, então sei que vou viajar num Airbus; se começar por um 7 será um Boeing.

As minhas semanas não mais são regidas pela ânsia de alcançar a 6ª-feira para encontrar a malta para um copo no bairro alto. A grande “ginástica” é de facto encontrar dias de descanso em comum com os amigos para que juntos possamos fazer algo. Há pessoas que são vizinhas e não se vêem durante semanas, dada a incompatibilidade de horários. Há alturas em que de facto.. não está quase ninguém no Dubai, nem a flatmate, que também se encontra algures pelos ares. Estes são os dias “não” do Dubai.. especialmente quando se chega a casa e a mesma está mergulhada no silêncio, sem barulho de tarefas humanas que denuncie a presença de alguém. Não há pai a gritar na sala com os jogadores do Benfica, não há a mãe a tilintar os utensílios de cozinha contra o inox dos tachos, não há José Rodrigues dos Santos a abrir o Jornal da Noite. Como em tudo na vida, há sempre uma parte menos boa.

A semana acaba à 5ª, 6ª e sábado são oficialmente os dias do fim-de-semana e o domingo é a segunda-feira! Mas nem por aí somos regidos, porque toda a nossa vida é administrada pelo número de aviões que entram e saiem do terminal 3 da Emirates. Ás vezes acordamos à noite, deitamo-nos de dia e acordamos novamente de noite! É nestes módulos que decorre a minha vida quando há voos às 7h da manhã – confesso, os que menos gosto. O despertador toca às 3 manhã, a entrada no e-gate é às 5h e o avião descola às 7h. Chegamos ao Dubai às 15h, deitamo-nos às 16h e acordamos novamente quando o dia já não tem luz! Desta forma, não há segunda, terça, quarta ou quinta ou sexta que o valham e com tanta troca e baldroca é fácil perder o rumo dos dias! Fica mais confuso ainda com as diferenças horárias dos sítios que visitamos. O mais “hardcore” foi sem dúvida a Austrália com 12 horas de diferença de Portugal e 6 do Dubai. Numa das noites acordei esganada de fome às 4h da manhã..! Valeu-me os 50% de desconto em serviço de quarto que serviram na perfeição para tapar a cratera lunar que se havia instalado no meu estômago. Liguei a televisão. Há séculos que não fazia zapping. Qual não foi o meu espanto quando me deparei com o Benfica a jogar com o Zenit, que segundo a minha pouca cultura geral em futebol, jogava para a Liga dos Campeões. Enquanto a comida me apaziguava o estômago, o jogo apaziguava-me a alma que me embalou até o sono vir outra vez com o Benfica a ganhar 2-1 (pelo menos até eu fechar os olhos de vez).
Um pequeno à parte para a comunidade setubalense.. já me cruzei com bastantes indivíduos que sabem da existência da nossa cidade do Rio Azul, porque de facto Portugal não vive só em volta de Mouros e Morcões.. há toda uma referência na Margem Norte do Sado! A conversa normalmente desenrola-se assim:
“Where in Portugal are you from?”
“Setúbal!”
“Ohhh… Mourinho´s home town!!!!”
(.. and that´s all folks!)

O mesmo se passa com as épocas festivas. Só dei pela Páscoa quando comecei a ver as inúmeras mensagens de facebook que choviam no mural com os desejos de uma Páscoa Feliz e o enfardanço do costume. Comi um ovo kinder. Foi o mais próximo que estive da Páscoa este ano.

Dizem que passar o natal e a passagem de ano a voar também pode ser um tanto quanto deprimente. Estou a pensar sugerir à Emirates umas caçarolas de Bacalhau ou de Perú, só para ter um pequeno contacto com as tradições natalícias de Portugal caso me encontre a voar  a 24 ou 25 de Dezembro. Com a abertura dos voos para Portugal talvez até consiga fazer o brilharete. (Será de mais pedir um Pai Natal ou um Menino Jesus? hmmm..)

A passagem de novo ano é celebrada várias vezes, de acordo com os países que estamos a sobrevoar. Sempre que estamos a sobrevoar um destino que está em contagem decrescente para o novo ano é feito um anúncio pelo Capitão, que depois incentiva os passageiros a acompanhá-lo na contagem… 5, 4, 3, 2, 1… HAPPY NEW YEAR!! (yeyyy… how enthusiastic!)

Como ainda falta tempo para a passagem de ano, é em tom festivo e de celebração “Pascoal” que me despeço, esperando que todos tenham tido uma páscoa agradável, cheia de cabrito e ensopado de borrego e muitos ovos e amêndoas de chicolate, como manda a tradição. Deixo-vos com esta foto do meu amigo Luigi tirada na Patagónia, em que o próprio se encontra em modo ressurreição. Não pude deixar de soltar uma gargalhada bastante sonora quando vi tal fotografia postada no facebook sobre o título “ressurection”. Entre os comentários que a foto teceu, surgiu nela toda uma nova inspiração empreendedora para um negócio – uma empresa de turismo religioso para levar o povo em peregrinações às tascas para beber o sangue de cristo e comer o corpo de cristo – pão e vinho respectivamente. Desde logo apoiei a ideia e dei a minha contribuição para um nome e slogan para a empresa:

´JEBUS´
Pilgrimages and Religious Tourism
“Think Outside The Cross…”

Image

Insha Allah Abibis!!

e, como mais vale tarde que nunca.. Boa Páscoa!
(ou pelo menos o que restar dela, no que toca aos ovos e amêndoas de chocolate que acredito que ainda andem a fazer estrago aos dentes e à pseudo-dieta de muita gente!)


Leave a Reply

