Os 5 pilares do Islão

Os Muçulmanos rezam 5 vezes ao dia. Uma antes do amanhecer e as outras quatro pelo decorrer do dia, sendo uma delas às 17h. Por volta desta hora, qualquer pessoa que se passeie perto de uma mesquita, ouve o “chamamento” para dar início a este ritual – uma cantilena em árabe que ecoa pelos cantos da cidade. Sem querer ofender nada nem ninguém, quando ouvi julguei estar de volta ao mundial quando o som das vuvuzelas espalhava o terror nos estádios. Ao mesmo tempo é interessante ver a afluência das pessoas, todas vestidas nos seus turbantes e abayas (por outras palavras, enroladas em lençóis brancos, pretos e coloridos!) a dirigir-se para a Mesquita para a 5ª adoração do dia a Allah.

Salat: rezar. Este é um dos 5 pilares do Islão. Os outros:

  • Shabadah: adoração a apenas um e único Deus – Allah;
  • Swan: Abstinência de bebidas e comida durante o mês do Ramadão. Diz que depois têm um banquete tão rico como o de uma ceia medieval. Mesmo assim não sei se vale a pena o esforço de ficar sem comer durante tanto tempo! Segundo eles, é uma maneira de limpar-mos o corpo, de nos colocar-mos na pele dos mais necessitados e valorizar mais aquilo que temos e aprender a ter.. paciência;
  • Zakat: Significa “dar”. Os Muculmanos tiram uma percentagem do seu salário em prol dos mais necessitados ou para ajudar parentes próximos. Talvez o Passos Coelho e o excelentíssimo Sr. Cavaco Silva devessem ter esta em consideração e tirar também uma boa percentagem do seu salário em prol daqueles a quem todos os dias tiram grande parte das fontes de rendimento! Ficavas-lhe bem ao invés de dizer às pessoas para emigrar ou dizer publicamente que depois não têm dinheiro para pagar as contas! No fundo, os Muçulmanos até não são assim tão malucos quanto parecem.. (vá.. um bocadinho só!);
  • Hajj: Peregrinação a Mecca no 12º mês do Calendário Islâmico. Nesta altura, grande parte dos voos da Emirates no Médio Oriente vão para Jeddah, a cidade a partir do qual todos os peregrinos começam a caminhada para Mecca. Talvez um dia faça um destes voos.. mas como passageira.. e peregrina.

Há  coisa de 2 semanas fiz pela primeira vez uso à máquina de lavar roupa e os meus trapitos ficaram impecáveis! Estou-me a sair bem nas lides da casa.. já devo valer mais uns camelozitos! Por este andar, no final já com um doutoramento em Fada do Lar, devo valer, na mais remota das hipóteses, um barrilzito de petróleo.

Já tenho o tão afamado uniforme da Emirates em minhas mãos. Recebi-o na 5ª-feira e de repente parecia Natal na sala de Uniformes do Training College. Uma azáfama de trainees a abrir malas como miúdos de 5 anos a abrir presentes depois de ter contado todos os segundos do relógio até à meia-noite. Das malas saíam saias, camisas, luvas, pijamas, sapatos rasos e de salto-alto e… o cereja no topo do bolo.. o chapéu vermelho da Emirates – o ícone da companhia, a peça de vesturário que faz qualquer aeromoça suspirar! A 1ª coisa que fiz quando cheguei a casa foi… dormir! Não podia de tão cansada que estava e restou-me apenas um pingo energético para arrumar a mala a um canto e ir para a cama onde me deixei estar até o dia seguinte. Como se diz em bom português “Natal é quando o homem quiser” e tenho todo um contrato de 3 anos para vestir e me fartar da “tualete emirática”.

Aproveito desde já para deixar agradecimentos sentidos aos correspondentes dos meus “mail reports/crónicas”! é bom saber-vos bem! Para mim é uma maneira de não enferrujar a minha “mother tongue” e ter todos um bocadinho mais perto. Já o Luís dizia.. “a distância é aquilo que nós quisermos.”

Insha Allah!

MERY AL BONIFÁCIO


One thought on “Os 5 pilares do Islão

  1. Maria, Maria! Nem sabes o quanto fiquei feliz de encontrar este teu blog, e o que me ri porque ao ler, quase que te via a falar. Muito bom! Beijinhos

Leave a Reply

