O mundo continua a ser pequeno

Desde que cheguei ao meu apartamento que não sabia como abrir as cortinas. Por muito que tentasse o método tradicional, elas estavam “trancadas” e para não fazer asneira não as abri. Acabei por pedir ajuda à minha vizinha da frente quando a apanhei com a porta aberta. Sem muitas cerimónias ela dirigiu-se à sala, puxou uns fios de lado e sharammm.. as cortinas abriram. Um pouco embaraçada lá lhe agradeci a gentileza de me mostrar tal básico mecanismo. Disse-lhe que era portuguesa, ao que ela respondeu: “Ah, então podemos falar português!!”.

A Iara é da Nazaré, estudou em Peniche (raio de terra está sempre no meu caminho!) e também frequentava o Bar do Bruno. Está cá há 1 ano e qualquer coisa e quiçá.. vive com mais uma portuguesa, a Ivone, e outras tantas tugas que ali aparecem para habitar o sofá em sessões de amena cavaqueira. Ontem fui eu a habitar também o sofá delas. Estava no banho quando me vieram tocar à porta. Deixaram-me um bilhete debaixo da porta “Olá Maria, somos as tuas vizinhas! Aparece cá em casa, és sempre benvinda!”. Num mundo completamente à parte, só um emigra sabe o poder de tais pequenos gestos, por outras palavras fez o meu dia.. e lá fui para a casa do lado, uma casa portuguesa.. concerteza! Estavam todas agarradas ao portátil e uma delas, a Mafalda, tinha chegado à pouco tempo de um voo.

Comecei esta semana com algumas aulas de E-Learning sobre Cultura Árabe e Informação Básica sobre Aeronáutica. No ar, também há bombordo e estibordo e senti-me a voltar à escola com os conceitos de pressão, altitude e etc. A parte da Cultura Árabe é que partiu.. sabiam que se um Árabe me vier pedir para rezar em pleno voo tenho que lhe dar um cobertor e dirigi-lo para as portas de saída? (que são a área designada para este ritual). Em cada 3 minutos, é fornecida informação sobre a direcção de Mecca para que eles se possam direccionar para as rezas e ainda temos uma refeição especial para a altura do Ramadão, caso este acabe no ar. O café deles é porreiro.. uma águinha de lavar pratos com especiarias, que diz ter bons efeitos para a digestão! Mas sabe bem, a sério!

Entretanto o Dubai tem umas leis porreiras.. namorados e amigos coloridos não podem andar de mão dada na rua (a não ser que sejam casados) e não se podem beijar em público. Dá direito a uma estadiazita na prisão. Mulheres não podem comprar a pílula, a não ser que sejam casadas e álcool.. só com uma licença apropriada que vou obter assim que tiver o visto feito! Tirando isto, esta tudo bem..!

Em relação às horas são mais 4 horas aqui. Ou seja, enquanto vcs vão a meio do dia, já eu estou a chegar perto do final da tarde! É estranho..! Enquanto vocês jantam, já eu babo os lençóis!

MERY AL BONIFÁCIO


Leave a Reply

